sábado, 21 de maio de 2016

170,5

Bilhões e bilhões de reais, mais precisamente, cento e setenta vírgula cinco deles. Eles, os reais. Os meus, os seus, os nossos. Cento e setenta vírgula cinco bilhões de reais, a professora que manda o aluno escrever por extenso várias vezes no quadro-negro por mau comportamento em sala de aula. Escrevam comigo: cento e setenta vírgula cinco bilhões de reais, cento e setenta vírgula cinco bilhões de reais, cento e setenta vírgula cinco bilhões de reais...

Há certa sensação dissociativa nessa atividade, não? Cento e setenta bilhões de reais como um mantra meditativo vira punhado de palavras sem sentido. Eis o perigo. Cento e setenta bilhões reais divididos pela população que foi às urnas no fatídico 26 de outubro de 2014 dá R$ 1.639,4 reais por cabeça. É essa a quantia que Dilma, a afastada, tirou do bolso dos milhões de brasileiros que votaram. Vejam bem: dos que votaram, não dos que votaram nela. Fosse a quantia dividida pelos 54 milhões de eleitores que ela acha que ainda tem, o valor a ser pago por cada um desses indivíduos seria de R$ 3.157,4. Quantos brasileiros ganham três mil cento e cinquenta e sete reais e quarenta centavos por mês?

Não é assim, entretanto, que a coisa funciona. Não será apenas o eleitor de Dilma a sentir-se pato pateta, pato assado, pato acossado. Aquilo que chamam "dinheiro do governo" é dinheiro do contribuinte, de todos os contribuintes, não importa o matiz ideológico ou o partido preferido, se é que preferências políticas ainda existem entre a maioria da população, aqueles que não são "intelectuais" ou artistas que viajam para Cannes. Portanto, quem paga o pato pata aqui pata acolá somos todos nós, quem paga o pato e fica a ver o que é que há é o porteiro, a professora, o motorista de táxi, a dona de casa, o advogado, a manicure, o padeiro, a executiva. Mil seiscentos e trinta e nove reais e quarenta centavos, esse cheque nominal que todos nós teremos de dar ao governo para cobrir o rombo de Dilma, mais cedo e mais tarde, é valor muito superior à renda mensal de muitos brasileiros e brasileiras. Sabem, os brasileiros e brasileiras mais pobres, aqueles que ela e os seus disseram que queriam ajudar.

Dilma ontem foi à TV chinesa. Dilma ontem concedeu entrevista à CCTV. Dilma ontem falou para bilhões de pessoas que há um golpe contra ela. Enquanto isso, o verdadeiro golpe, aquele que ela deu em milhões e milhões de brasileiros e brasileiras, era anunciado pela equipe econômica. Golpe mortal, golpe de cento e setenta vírgula cinco bilhões de reais, golpe de mil seiscentos e trinta e nove vírgula quarenta reais em cada um de nós.

A pata pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo
Comeu um pedaço
De jenipapo
Ficou engasgada
Com dor no papo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez a moça...
Que foi pra panela.
Mas, nós ainda continuamos a pagar o salário dela.

4 comentários:

  1. A questão é que precisa-se de mais desvalorização no real. De no mínimo 50%. É agora?

    ResponderExcluir
  2. Não era 96 bi? Pq agora é 170? Quem tem razão nos números? A economia não é ciência exata mesmo

    ResponderExcluir